O 14 Bis
Em 1903 os irmãos Orville e Wilbur Wright já tinham feito seu primeiro vôo com uma aeronave mais pesada que o ar, mas precisava de um objeto pra voar (catapulta ou uma pista feita de troncos de madeira).Eles realizaram mais três vôos com o Flyer e ficaram com o título de inventores do avião.
Contudo, ainda faltava ser inventada uma aeronave que tenha a função de decolagem e pouso. Santos Dumont criou o 14 Bis para concorrer a dois prêmios oferecidos pelas autoridades da aviação francesa para quem conseguisse voar 25m e 100m com uma aeronave que fosse mais pesada que o ar e que conseguisse voar com seus próprios meios.
Em agosto de 1906, Santos Dumont levou o 14 Bis para Bagatelle para os testes, mas descobriu que o motor era muito fraco para voar, substituiu por um de potência maior e em setembro tentaria conseguir os prêmios.
Na data marcada, ele conseguiu um salto de 13 metros, não conseguindo o prêmio. Consertou o 14 Bis e no dia 23 de outubro de 1906, o 14 Bis voou quase 70 metros a uma altitude de 3 metros. Santos Dumont conseguiu o prêmio por voar 25 metros.
A polêmica com os irmãos Wright
Muitas pessoas afirmam que foram os irmãos Wright que realizaram o primeiro vôo com uma aeronave mais pesada que o ar, e dois anos depois foi Santos Dumont que voou com seu 14 Bis.
O Flyer voou mais longe, mais rápido, por mais tempo e com mais controle do que o 14 Bis, mas só conseguia voar com um objeto. O 14 Bis podia levantar vôo sem nenhum objeto para auxiliar.
Foi por essa característica que levou a Federação Aeronáutica Internacional a considerar o 14 Bis o primeiro avião aplicável.