quinta-feira, 28 de abril de 2011

A polêmica com os irmãos Wright

                                          O 14 Bis

Em 1903 os irmãos Orville e Wilbur Wright já tinham feito seu primeiro vôo com uma aeronave mais pesada que o ar, mas precisava de um objeto pra voar (catapulta ou uma pista feita de troncos de madeira).Eles realizaram mais três vôos com o Flyer e ficaram com o título de inventores do avião.
Contudo, ainda faltava ser inventada uma aeronave que tenha a função de decolagem e pouso. Santos Dumont criou o 14 Bis para concorrer a dois prêmios oferecidos pelas autoridades da aviação francesa para quem conseguisse voar 25m e 100m com uma aeronave que fosse mais pesada que o ar e que conseguisse voar com seus próprios meios.
Em agosto de 1906, Santos Dumont levou o 14 Bis para Bagatelle para os testes, mas descobriu que o motor era muito fraco para voar, substituiu por um de potência maior e em setembro tentaria conseguir os prêmios.
Na data marcada, ele conseguiu um salto de 13 metros, não conseguindo o prêmio. Consertou o 14 Bis e no dia 23 de outubro de 1906, o 14 Bis voou quase 70 metros a uma altitude de 3 metros. Santos Dumont conseguiu o prêmio por voar 25 metros. 




A polêmica com os irmãos Wright

Muitas pessoas afirmam que foram os irmãos Wright que realizaram o primeiro vôo com uma aeronave mais pesada que o ar, e dois anos depois foi Santos Dumont que voou com seu 14 Bis.
O Flyer voou mais longe, mais rápido, por mais tempo e com mais controle do que o 14 Bis, mas só conseguia voar com um objeto. O 14 Bis podia levantar vôo sem nenhum objeto para auxiliar.
Foi por essa característica que levou a Federação Aeronáutica Internacional a considerar o 14 Bis o primeiro avião aplicável.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Historia do 14 Bis

O 14-bis era constituído por um aeroplano unido ao balão 14, que fora utilizado em vôos feitos por Santos Dumont em meados de 1905. Daí o nome "14-bis", isto é, o "14 de novo", devido ao fato do balão estar sendo reaproveitado. A função do balão era reduzir o peso efetivo do aeroplano e facilitar a decolagem. O aeróstato, porém, gerava muito arrasto e não permitia ao avião desenvolver velocidade. Santos Dumont retirou o balão e, para compensar o aumento de peso, no dia 3 de setembro de 1906 duplicou a potência do aparelho, instalando um motor de 50 cavalos-vapor no lugar do de 24 até então utilizado. Transformou o 14-bis assim no Oiseau de Proie, com o qual obteve um salto de 8 metros em 13 de setembro de 1906.
Fez modificações no avião: envernizou a seda das asas para aumentar a sustentação, retirou a roda traseira, por atrapalhar a decolagem, e cortou a estrutura portadora da hélice. Em 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle, na cidade de Paris, o Oiseau de Proie II decolou usando seus próprios meios e sem auxílio de dispositivos de lançamento, percorrendo 60 metros em sete segundos, a uma altura de aproximadamente 2 metros, perante mais de mil espectadores. Esteve presente a Comissão Oficial do Aeroclube da França, entidade reconhecida internacionalmente e autorizada a homologar qualquer evento marcante, tanto no campo dos aeróstatos como no dos "mais pesado que o ar".
Em 12 de novembro do mesmo ano, com o avião - agora o Oiseau de Proie III - provido de ailerões rudimentares para ajudar na direção, percorreu 220 metros em 21,5 segundos, estabelecendo o recorde de distância da época.

14 Bis Intermatica

O 14 Bis foi o primeiro aviao do mundo criado por Santos Dumont. E nós fizemos uma réplica menor de papel impresso que vocês poderam ver no nosso blog.